Os Illuminati e a Maçonaria

A Maçonaria tem alguma relação com os Illuminati?

Existe uma lenda de que a Ordem dos Illuminati esteja associada com a Maçonaria. As pessoas que insistem em fomentar essa associação utilizam como principal argumento a “utilização dos símbolos Illuminati pela Maçonaria, principalmente o olho que tudo vê”.

É de se esperar que uma Ordem Simbólica e Filosófica utilize símbolos semelhantes ou muitas vezes iguais aos de religiões, seitas e ordens similares. Isso não quer dizer que os símbolos tenham o mesmo significado para todos que o utilizam.

Quando falamos sobre apropriação de símbolos, o melhor exemplo que podemos utilizar é a suástica nazista. Muita gente acredita que Hitler inventou este símbolo para identificar seus partidários, mas na verdade existem registros da existência da cruz suástica há 5 mil anos, em culturas e religiões diferentes em momentos diferentes da história, como entre os Astecas, Celtas, Gregos e Hindus.

No entanto, depois de tudo que o nazismo fez de mal ao mundo moderno, este é um símbolo que ficará manchado para sempre, mesmo que originalmente significasse a busca pela felicidade, salvação e boa sorte.

O olho que tudo vê é um símbolo constantemente vinculado aos Illuminati, mas também não foram eles que o criaram. Este símbolo chama-se Olho da Providência e foi adotado como um dos símbolos do Grande Selo dos Estados Unidos da América em 1782. Como os legisladores estadunidenses à época eram Maçons, o símbolo foi fortemente difundido na Maçonaria.

O Olho que Tudo Vê representa basicamente o olho de Deus observando a humanidade e é constantemente confundido com o Olho de Hórus, símbolo da mitologia Egípcia.

Na Maçonaria utilizamos diversos símbolos, o mais conhecido entre os não Maçons é o esquadro e compasso com um G no centro. O G representa o Grande Arquiteto do Universo, cujo olho está representado no olho que tudo vê.

Voltando ao tema original, não há nenhum registro histórico que vincule a Maçonaria aos Illuminati, consta que a Ordem dos Illuminati foi criada inspirada nos ideais do Iluminismo e na estrutura da Maçonaria, como você pode conferir nessa matéria da BBC, disponível em português.

Se a Ordem dos Illuminati ainda existe, se é atuante e o que faz, nós não sabemos, mas podemos afirmar com toda certeza que a Maçonaria existe e é responsável por diversas ações filantrópicas e trabalha arduamente para tornar o mundo um lugar melhor.

Quer saber mais sobre a Maçonaria? Clique aqui.

Saiba porque se tornar um maçom